
Pode conhecer melhor o Senhor san La Muerte no texto que se segue.
TENHO UM ALTAR dedicado ao Senhor San La Muerte e nele posso realizar o seu pedido.
San La muerte é um santo popular Argentino não reconhecido pela igreja católica, isso significa que não o vai encontrar nas igrejas, nem nas praças e nem mesmo na capelinha do jardim de alguma terra por aí.
Ele não faz parte dos santos de nenhuma religião, sendo o culto basicamente de forma doméstica, com excepcção de alguns santuários públicos na Argentina. Nesses santuários acontecem celebrações onde orações a San La Muerte e rezas tradicionais católicas se fundem, nesses santuários também são deixadas oferendas de bebidas, frutas, velas e flores. Esses santuários públicos normalmente são salinhas(ou salões) construidas no terreno da casa de algum devoto, também não é raro que devotos mantenham "altares públicos" em suas casas.
20 de agosto é o dia onde é especialmente celebrada, embora a sexta santa e o dia de finados lhes sejam também especiais. Nesse dia os fiéis acorrem a santuários públicos para o "velório" do santo, que vai do meio dia até o amanhecer do dia seguinte. Comida e bebida não faltam na vigilha, tudo pago pelo Santito com o dinheiro seus cofrinhos junto as imagens receberam durante o ano todo, é uma grande festa.
Um altar não pede mais do que uma imagem do santo, um copo para água e um pratinho onde se possa acender uma vela junto com uma oferenda.
A imagem é complicada de encontrar, mas você pode imprimir uma imagem bonita da internet e emoldurar.
Senhor San La Muerte é também conhecido por: Señor de la Buena Muerte, Señor de la Paciencia, San Justo Nuestro Señor de la Buena Muerte, Nuestro Señor de Dios y la Muerte, San Esqueleto , Ayucaba, Señor que Todo lo Puede, San Severo de la Muerte, o simplemente San. Não confundir com SANTA MUERTE que é uma entidade muito parecida mas que é Mexicana.
SAN LA MUERTE é considerado um santo misterioso e vingativo. Como a qualquer outra entidade, podemos pedir-lhe o que entendermos, mas parece atender, sobretudo, os rogos de amor, trabalho, saúde, dinheiro e coisas perdidas (objectos, dívidas, ...). Considera-se que SAN LA MUERTE torna os seus “donos” invulneráveis às diferentes formas de magia e lhes dá poderes extraordinários para inclinar a seu favor o amor e a sorte. Estes poderes são acentuados se a imagem é realizada com ossos humanos.
As imagens desta entidade são pequenas, de 2cm a 5cm (as de osso humano ou de chumbo) e não mais de 15cm a 20cm as maiores (em madeira). É extremamente difícil e custoso obter imagens de SAN LA MUERTE capazes de funcionarem verdadeiramente (apenas existe actualmente uma pessoa na Argentina que as realiza em osso humano, retirado de cadáveres; em chumbo, de bala que feriu alguém mortalmente ou em determinado tipo de madeira). Segundo os entendidos, as imagens industriais de nada servem. As estampas apenas servem para ajudar, quem a ele recorre, a mentalizar o pedido.
A imagem, para funcionar, tem de ser benzida por um sacerdote e sofrer certo tipo de rituais de consagração, entre eles, os realizados em 7 igrejas diferentes em 7 sextas-feiras seguidas.
Acredita-se que, partir do momento que a imagem é benzida, torna-se efectiva e perigosa. Na Argentina, quando se sabe que alguém tem uma imagem nestas condições é evitada a sua companhia, sobretudo, se tem com o seu "dono" alguma situação de disputa, rivalidade amorosa ou simples antipatia.
O seu altar é extremamente completo e complexo e sofre manutenção diária. Apenas o "dono" o pode invocar e realizar rituais para o bem (parte branca) ou para o mal (parte negra). O seu "dono" pode também invocá-lo servindo de "advogado" de quem o solicita.
A relação com SAN LA MUERTE é pessoal e reza-se-lhe às 3ªs. e 6ªs. feiras, colocando à volta do esqueleto velas vermelhas, negras, vermelhas e negras ou brancas e negras.
Quando é utilizado para o bem, pode ser colocado junto a ele uma imagem de Santa Catarina e um crucifixo; quando é empregado para o mal, deve estar todo de negro e apenas o "dono" o pode atender, ocultando-o da vista de outras pessoas para que não perca a sua efectividade.
É preciso tomar em conta que SAN LA MUERTE nada dá se nada lhe for oferecido: flores (cravos ou rosas vermelhos), comida (doces, chocolates, amêndoas, nozes, pipocas, etc.), bebida (whisky, aguardente, bebidas alcoólicas fortes), prata e ouro (de pouco valor e para serem fundidos, posteriormente, para lhe serem feitas coroas ou outros adereços), cigarros, cigarrilhas e charutos, velas (de determinadas cores), incensos, etc.). A promessa feita tem que ser cumprida sob pena de SAN LA MUERTE se voltar contra quem o invocou.
VALORES: Para colocar o seu pedido no altar do Senhor San La Muerte terei de cobrar um valor de 75 Euros. Tudo lhe pode ser pedido. Contacte-me pelo e-mail que está no ínício do blog para saber como. Este valor serve para manter os pedidos e para que possa arranjar e manter as ofertas ao Senhor ao longo do tempo.